segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mestrado em Educação na UNISC.


A primeira mestre em Educação formada em Santa Cruz do Sul em curso reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) defendeu sua dissertação na última sexta-feira, dia 11.
Letícia Lorenzoni Lasta elaborou o trabalho Entre Leis e Decretos Sobre Inclusão: a Produção de Sujeito, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Unisc. Ela aborda as políticas públicas de inclusão escolar.

Fizeram parte da banca examinadora os professores doutores Adriana da Silva Thoma, da Ufrgs; Neuza Maria de Fátima Guareschi, da PUC/RS e Mozart Linhares da Silva, da Unisc. A sessão foi coordenada pela professora, Betina Hillesheim. O coordenador do curso, Moacir Viegas, relembrou a trajetória do programa. “A defesa dessa dissertação é um marco importante no curso, cuja história iniciou há sete anos”, disse. Seguindo o que determina a Capes, agência governamental que aprova e avalia cursos de pós-graduação stricto sensu no País, os professores organizaram grupos de pesquisa e a partir deles passaram a desenvolver estudos e promover publicações de artigos, de capítulos de livro e apresentação de trabalhos. Após essa fase foram constituídas as linhas de pesquisa e em seguida a estrutura do curso. Outro diferencial destacado pelo professor é o fato de o corpo docente ser constituído em sua quase totalidade por professores que já possuíam história na Universidade, e que realizaram seu doutorado com apoio institucional.

O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, destacou que a criação de um ambiente de pesquisa, e consequentemente dos cursos de mestrado e doutorado, remonta à criação dos primeiros cursos de pós-graduação lato sensu da universidade, há mais de 40 anos. Desde então, a Unisc criou uma série de programas de apoio à pesquisa, como as bolsas de afastamento para a realização de mestrado e doutorado, os fundos de apoio à pesquisa e os programas para o desenvolvimento de cursos de pós-graduação stricto sensu.
Fonte: Jornal Gazeta do Sul. Edição do dia 17/12/2009.
Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.