quinta-feira, 4 de março de 2010

Produções identitárias das pessoas com deficiência visual



Felipe Leão Mianes









Produções identitárias das

 pessoas com deficiência visual

Orientador/a: Dra. Lodenir


 Becker Karnopp







Banca Examinadora:



Dra. Rosa Maria Hessel Silveira

 (PPGEDU/UFRGS)



Dr. Edgar Roberto Kirchof

(ULBRA)



Dra. Marilda Moraes Garcia

Bruno (UFGD) - Parecer Escrito




Data:. 05 de março de 2010

Horário: 14 horas

Local: 606


segunda-feira, 1 de março de 2010

Literatura Surda: Produções Culturais de Surdos em Língua de Sinais.

POLÍTICAS DE INCLUSÃO, NEOLIBERALISMO E GOVERNAMENTALIDADE

Periodicidade:


Semanal ( X )

Quinzenal ( )

Data de início da disciplina: 23/03/2010

Local (*): PPGEDU/FACED/UFRGS

Destaque(**): vagas destinadas para orientandas e mestrandos com propostas de pesquisa na área da Educação de Surdos e/ou Educação Inclusiva; alunos PEC devem ter atuação na área.

Linha de pesquisa: Estudos Culturais em Educação

Título: POLÍTICAS DE INCLUSÃO, NEOLIBERALISMO E GOVERNAMENTALIDADE

Professora Responsável: Adriana da Silva Thoma
DISCIPLINA ABERTA PARA:

( X ) Alunos Regulares do Programa e de outros Programas de Pós-Graduação da UFRGS

( X ) Alunos PEC

HORÁRIO DA DISCIPLINA:

Dia da semana: terça-feira

Horário: 19h às 22h
VAGAS: 15 (alunos indicados)
Alunos regulares e outros PPGs da UFRGS:

PEC: C/H: 45

CRÉD: 03



Súmula/ementa:


Políticas de inclusão. Gerenciamento do risco da exclusão na racionalidade do neoliberalismo. Formas de governo de si e dos outros.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mestrado em Educação na UNISC.


A primeira mestre em Educação formada em Santa Cruz do Sul em curso reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) defendeu sua dissertação na última sexta-feira, dia 11.
Letícia Lorenzoni Lasta elaborou o trabalho Entre Leis e Decretos Sobre Inclusão: a Produção de Sujeito, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Unisc. Ela aborda as políticas públicas de inclusão escolar.

Fizeram parte da banca examinadora os professores doutores Adriana da Silva Thoma, da Ufrgs; Neuza Maria de Fátima Guareschi, da PUC/RS e Mozart Linhares da Silva, da Unisc. A sessão foi coordenada pela professora, Betina Hillesheim. O coordenador do curso, Moacir Viegas, relembrou a trajetória do programa. “A defesa dessa dissertação é um marco importante no curso, cuja história iniciou há sete anos”, disse. Seguindo o que determina a Capes, agência governamental que aprova e avalia cursos de pós-graduação stricto sensu no País, os professores organizaram grupos de pesquisa e a partir deles passaram a desenvolver estudos e promover publicações de artigos, de capítulos de livro e apresentação de trabalhos. Após essa fase foram constituídas as linhas de pesquisa e em seguida a estrutura do curso. Outro diferencial destacado pelo professor é o fato de o corpo docente ser constituído em sua quase totalidade por professores que já possuíam história na Universidade, e que realizaram seu doutorado com apoio institucional.

O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, destacou que a criação de um ambiente de pesquisa, e consequentemente dos cursos de mestrado e doutorado, remonta à criação dos primeiros cursos de pós-graduação lato sensu da universidade, há mais de 40 anos. Desde então, a Unisc criou uma série de programas de apoio à pesquisa, como as bolsas de afastamento para a realização de mestrado e doutorado, os fundos de apoio à pesquisa e os programas para o desenvolvimento de cursos de pós-graduação stricto sensu.
Fonte: Jornal Gazeta do Sul. Edição do dia 17/12/2009.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

V FEES – FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS



V FEES – FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
PROMOÇÃO: GIPES



COORDENAÇÃO DO V FÓRUM:
GIPES/UFRGS, Curso de Letras-Libras – pólo UFRGS
Departamento de Educação e Mestrado em Educação da UNISC



CARGA HORÁRIA: 20 horas
LOCAL: UNISC/ SANTA CRUZ DO SUL
e-mail para contato: vfees_gipes@hotmail.com



Objetivo do Evento
O objetivo do V Fórum Estadual de Educação de Surdos é dar continuidade às discussões que vem sendo feitas nos Fóruns anteriores e apresentar resultados de pesquisas e de projetos educacionais cujo foco seja a inclusão e a educação de surdos. Este evento é uma iniciativa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES) que articula universidades, escolas de surdos, órgãos de governo, organizações representativas dos movimentos surdos e comunidade em geral em parceria com o Curso de Pedagogia e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC.



Tema Central:


A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA



PROGRAMAÇÃO:DIA 27 DE NOVEMBRO



Manhã – Auditório Central
08:00 às 09:00 – Credenciamento
09:00 – Abertura
09:30 – Apresentação Cultural
10:30 – Conferência: Educação Inclusiva Bilíngüe –
Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar)
11:30 – Debates
12:00 às 14:00 – Intervalo para almoçoTarde – Salas de aula da UNISC
13:30 às 15:30 –


OFICINAS
OBS.: Cada participante poderá participar de três oficinas; cada oficina terá duas horas de duração e será oferecida em três horários diferentes



Oficina 1: Tradução/Interpretação no contexto do ensino superior
Anie Pereira Goularte Gomes Carvalho: Mestranda em Educação do PPGEDU e pesquisadora do GIPES, na UFSM



Liane Camatti: Mestranda em Educação do PPGEDU e pesquisadora do GIPES, na UFSM
Oficina 2: Ensino da Língua Portuguesa para surdos


Carolina Sperb: Professora Substituta de LIBRAS da UFRGS; acadêmica do Curso de Letras Libras Licenciatura – Pólo UFSM



Oficina 3: Memórias e escritas docentes
Graciele Marjana Kraemer: Mestranda em Educação do PPGEDU e pesquisadora do GIPES, na UFRGS
Larisa da Veiga Vieira Bandeira: Acadêmica do Curso de Pedagogia e pesquisadora do GIPES, na UFRGS



Oficina 4: O currículo na educação de surdos
Mônica Zavacki de Morais: Mestre em Educação; Tutora do Curso de Letras Libras Licenciatura; pesquisadora do GIPES, na UFSM
Juliane Marschal Morgenstern: Mestre em Educação; pesquisadora do GIPES, na UFSM
Camila Righi Medeiros Camillo: Mestre em Educação; pesquisadora do GIPES, na UFSM



Oficina 5: Literatura Surda
Claudio Henrique Nunes Mourão: Mestrando em Educação do PPGEDU e pesquisador do GIPES, na UFRGS
Carolina Hessel Silveira: Mestre em Educação; Tutora do Curso de Letras Libras Licenciatura – Pólo UFRGS



Oficina 6: Perspectiva de Tradução
Vinicius Martins: Vice-presidente da Associação Gaúcha de Intérpretes (AGILS) Sandro Fonseca: Intérprete de Língua de Sinais



Oficina 7: Humor Surdo
Augusto Schallenberguer: Mestrando em Educação do PPGEDU/UFRGS; Professor de LIBRAS na UNISINOS, PUCRS e FACOS



Oficina 8: Escrita de Sinais
Erika Vanesa de Lima Silva: Acadêmica do Curso de Letras Libras Licenciatura – Pólo UFSM
15:30 às 16:00 – Intervalo
16:00 às 18:00 – OFICINAS
Noite19:00 às 20:00


Programação Cultural: Narrativas e poesia em LIBRAS



DIA 28 DE NOVEMBRO
Manhã – Auditório Central
08:30 às 10:00 – Palestra A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Representante da SEESP/MEC
10:00 às 10:30 – Intervalo
10:30 às 12:00 –
Painel Condições de possibilidade para a Educação Bilíngüe no Brasil
Adriana da Silva Thoma: Professora do DEE e do PPGEDU/UFRGS
Lodenir Becker Karnopp: Professora do DEE e do PPGEDU/UFRGS
Madalena Klein: professora do DFE da FaE e do PPGE/UFPel
Tarde – Salas de aula da UNISC
13:30 às 15:30 – OFICINAS
15:30 às 16:00 – Intervalo
16:00 às 17:00 – Mesa Temática:
Política de formação de professores de LIBRAS
Cristiane Muller: Representações sobre o professor surdo no ensino superior
Carolina Hessel Silveira: O curso de Letras-Libras Licenciatura: experiência do pólo UFRGS


Márcia Lise Lunardi Lazzarin: mediadora do debate
17:00 – Debate


17:30 – Encerramento encaminhamentos para a sexta edição do Fórum:


Representantes do GIPES




Intérpretes já confirmadas: Adriana Arioli, Maria Cristina Laguna, Celeste Ritt, Quétlin Camargo Ribeiro e Liege Kuchenbecker.






Licença Creative Commons
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