quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Fernanda Pacheco Magnus - Deixem-nos ser surdos.

A importância da Escola de Surdos.

O surdo é um sujeito com direitos iguais a qualquer outra pessoa. Durante seu desenvolvimento, várias questões envolvendo a surdez atrapalharam seu desenvolvimento. Uma delas que ainda permanece, em minha opinião, é que a surdez pode ser curada, ou melhor, explicando que é uma doença.
A escola surge para o benefício das pessoas. Assim sendo o surdo como pessoa também tem o direito há um lugar que seja respeitado como sujeito capaz e pronto para desenvolver-se. A Escola para Surdos é o lugar eleito por uma comunidade para que seu desenvolvimento ocorra.
Nesta escola sua cultura, identidade são respeitados, elevando a auto-estima e firmando conceitos dificilmente passados pela família.
A língua é ensinada juntamente com o conhecimento específico e informações gerais necessárias.
A inclusão pode ser a resposta para algumas questões, mas depende de qual inclusão. Sei que na educação de surdos não é possível, mas podemos criar estratégias, onde a colaboração, o conhecimento ao outro, o desenvolvimento e valorização das diferenças entre os próprios surdos possam ser valorizadas.
Enfim, temos uma educação e sentimo-nos respeitados no ambiente educacional. É o lugar escolhido e conquistado para a nossa educação e o mais importante é que somos profissionais capacitados sujeitos transformadores e modelos para futuras gerações. Portanto deixem-nos ser SURDOS e respeitem-nos como pessoas capazes e sujeitos pensantes.


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.