domingo, 21 de dezembro de 2008

INCLUSÃO ≠ EXCLUSÃO? - Graciele Marjana

Inserir no mesmo espaço o diferente o inominável...

Negar, desativar, ordenar a diferença...

Canalizar e criar novos significados, novas formas de se manifestar...

Ludibriar aquilo que nos perturba, conduzir para o silêncio...

Unificar a pluralidade, fazer surgir uma única realidade...

Segregar o outro nas diversas formas de camuflar sua diferença...

Aniquilar o inominável trazendo-o para o lócus do governamento...

Omitir a cultura, a língua, a identidade e as formas de se fazer representar...

Ficam evidentes nesta transversalidade os atravessamentos produzidos pelas técnicas de controle e de vigilância postas em operação pela maquinaria escolar frente à discursividade inclusiva exposta na vitrine dos planejamentos e políticas educacionais.


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.