quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sobre a inclusão - William

SOBRE INCLUSÃO...

Cinco surdos estavam juntos com um grupo de ouvintes e com eles um intérprete de LIBRAS, conforme lei do MEC que regulamente a presença do intérprete. Ao surdo a dificuldade é a perda da sua identidade surda, isto pelo poder de influência dos ouvintes como maioria na sociedade que não conhecem a sociedade nem a comunidade surda. O MEC defende a igualdade entre os cidadãos e a inclusão. Eu lembro de minha vida como estudante na ULBRA no curso de Educação Física. Na sala de aula um tipo de inclusão, onde a maioria era ouvinte e uma ou duas pessoas surdas. Para o surdo é muito difícil, pois a preocupação dos ouvintes é com a sua sociedade ouvinte e não com os surdos. Eu sempre mostrava a questão do surdo na escola, sua comunidae e cultura surda. O que falta é esta troca de informação. Esta é minha opinião como surdo, pois não sei dos ouvintes. Eu já sou formado em Educação Física há muito tempo. Aprendi pouco nas disciplinas. Quando faltava, não havia nenhuma preocupação comigo. Agora estou novamente na faculdade cursando Letras/LIBRAS. Pela primeira vez estou numa sala de aula somente com surdos. Trocamos muitas informações e temos uma relação intensa. Aprendo muito com os surdos. Fico emocionado vendo esta comunicação visual usando as próprias mãos.
Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.