sábado, 25 de abril de 2009

A constituição de identidades e da diferença surda no campo da educação

Seminário Especial :

OFERTA CURRICULAR – 2009/1
Periodicidade:
Semanal ( X )
Quinzenal ( )

Cronograma das aulas:

17/03, 24/03, 31/03, 07/04, 14/04, 28/04, 05/05,12/05, 19/05, 26/05, 02/06, 09/06, 16/06, 23/06, 30/06

Data de início da disciplina: 17/03

Local (*): PPGEDU/FACED/UFRGS
Destaque(**): vagas destinadas para orientandas e mestrandos com propostas de pesquisa na área Educação de Surdos; alunos PEC devem ter atuação na área.
Linha de pesquisa: Estudos Culturais em Educação

Professora Responsável: Adriana da Silva Thoma
Professor/a Colaborador/a
(**): Lodenir Becker Karnopp

DISCIPLINA RESTRITA: ( ) Somente Orientandos
DISCIPLINA ABERTA PARA: ( X ) Alunos Regulares do Programa e de outros Programas de Pós-Graduação da UFRGS( X ) Alunos PEC

HORÁRIO DA DISCIPLINA:
Dia da semana: terça-feira
Horário: 14h às 17h
VAGAS: 15 (alunos indicados)

Alunos regulares e outros PPGs da UFRGS: PEC
C/H:
45CRÉD:
03
Súmula/ementa:
Estudos sobre a produção do outro no discurso da modernidade. O descentramento do sujeito na pós-modernidade e o papel da educação e da cultura contemporânea na produção de subjetividades, identidades e diferenças. Memórias e narrativas que constituem identidades e a diferença surda no campo da educação.

Objetivos:

. Estudar entendimentos sobre identidade, diferença e alteridade a partir de autores que trabalham na perspectiva dos Estudos Culturais;
· Analisar questões que envolvem a constituição de identidades e da diferença surda no campo da educação;
· Produzir narrativas autobiográficas sobre a experiência de cada um na educação de surdos.

Programa (conteúdo):

Aula 1: 17/03/09 – Apresentação do grupo, da disciplina e da proposta metodológica dos encontros
Aula 2: 24/03/09 – Sobre Narrativas (c/ Profª Lodenir)
1. DUSCHATZKY Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros: narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
2. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.19, p.20-28, jan.abr. 2002.

Aula 3: 31/03/09 – Escrita de cartas sobre a experiência na educação de surdos (não presencial)
Aula 4: 07/04/09 – Troca das cartas; leitura para o grupo da carta recebida do colega (a experiencia de ler e de ser lido)

1. LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Aula 5: 14/04/09 – Escritas de si

1. CUNHA, Maria Teresa Santos. Escrever sobre si: diários íntimos e construção de subjetividades. In: SOMMER, Luís Henrique, BUJES, Maria Isabel Edelweiss (orgs.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas: Ulbra, 2007.

2. LAROSSA, Jorge. Ensaio, diário e poema como variantes da autobiografia: a propósito de um “poema de formação” de Andrés Sánchez Robayna’. In: SOUZA, Elizeu Clementino de, ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p.183 – 202.

3. LOPONTE, Luciana Gruppelli. Escritas de si (e para os outros) na docência em arte. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, RS, v. 7, p. 295-304, 2006.

Aula 6: 28/04/09 – Reelaboração das cartas articuladas aos textos do seminario do encontro anterior (não presencial) e início da escrita de diários
Aula 7: 05/05/09 – As escritas de si e a constituição de identidades docentes

1. HESS, Remi. Momento do diário e diário dos momentos. In: SOUZA, Elizeu Clementino de, ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 89 -103.

2. CUNHA, Maria Teresa Santos. Escrever sobre si: diários íntimos e construção de subjetividades. In: SOMMER, Luís Henrique, BUJES, Maria Isabel Edelweiss (orgs.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas: Ulbra, 2007.

3. LOPONTE, Luciana Gruppelli. Docência em diários: arte, escrita e subjetividades femininas. In: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre, RS. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2008. p. 1-14.

Aula 08: 12/05/09 – Vidas de Professores (Profª Lodenir)

1. NÒVOA, Antônio. Vidas de Profesores. Porto: Porto Editora, 1992.
Aula 09: 19/05/09 – Produção de texto articulando as cartas, os diários e as leituras feitas até aquí
Aula 10: 26/05/09 – Identidades, diferença e alteridade

1. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 07-72.
Aula 11: 02/06/09 – Currículo e avaliação: a diferença surda na escola

MORAIS, Mônica Zavacki de; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. PEDAGOGIA E DIFERENÇA: capturas e resistências nos discursos curriculares da educação de surdos. In: THOMA, Adriana da Silva; KLEIN, Madalena. Currículo e Avaliação: a diferença surda na escola. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

THOMA, Adriana da Silva IDENTIDADES E DIFERENÇA SURDA CONSTITUÍDAS PELA AVALIAÇÃO. In: THOMA, Adriana da Silva; KLEIN, Madalena. Currículo e Avaliação: a diferença surda na escola. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

Aula 12: 09/06/09 – Currículo e avaliação: a diferença surda na escola

CAMILLO, Camila Righi Medeiros. AVALIAÇÃO COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO: narrativas de professores surdos no contexto das práticas pedagógicas. In: THOMA, Adriana da Silva; KLEIN, Madalena. Currículo e Avaliação: a diferença surda na escola. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

LOCKMANN, Kamila; KLEIN, Madalena. ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NO GOVERNAMENTO DA DIFERENÇA SURDA EM PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR. In: THOMA, Adriana da Silva; KLEIN, Madalena. Currículo e Avaliação: a diferença surda na escola. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

Aula 13: 16/06/09 – A escrita acadêmica

1. FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos III. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

Aula 14: 23/06/09 – Entrega dos artigos

Aula 15: 30/06/09 – Encerramento
Método de trabalho (principais atividades):
Seminários sobre os temas propostos pela disciplina. Produção de escritas autobiográficas. Produção de escritas acadêmicas.
Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Será considerada a participação nos encontros e envolvimento nas atividades propostas. Como trabalho final, deverá ser entregue um artigo elaborado durante o semestre, articulando as escritas de si e as leituras propostas.
Bibliografia básica:
1. CUNHA, Maria Teresa Santos. Escrever sobre si: diários íntimos e construção de subjetividades. In: SOMMER, Luís Henrique, BUJES, Maria Isabel Edelweiss (orgs.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas: Ulbra, 2007.

2. DUSCHATZKY Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros: narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

3. FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos III. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

4. HESS, Remi. Momento do diário e diário dos momentos. In: SOUZA, Elizeu Clementino de, ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 89 -103.

5. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.19, p.20-28, jan.abr. 2002.

6. ______. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

7. ______. Ensaio, diário e poema como variantes da autobiografia: a propósito de um “poema de formação” de Andrés Sánchez Robayna’. In: SOUZA, Elizeu Clementino de, ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p.183 – 202.

8. LOPONTE, Luciana Gruppelli. Escritas de si (e para os outros) na docência em arte. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, RS, v. 7, p. 295-304, 2006.

9. NÒVOA, Antônio. Vidas de Profesores. Porto: Porto Editora, 1992.

10. THOMA, Adriana da Silva; KLEIN, Madalena. Currículo e Avaliação: a diferença surda na escola. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

11. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade e Diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 07-72.
Bibliografia complementar:

1. AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005.

2. BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

3. ______. O Mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

4. CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade. 3ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002.

5. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2002.

6. GIDDENS, Anthony. As conseqüências da Modernidade. 6ª reimpressão, São Paulo: UNESP, 1991.

7. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

8. LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) 3 ed. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

9. LOPONTE, Luciana Gruppelli. Docência em diários: arte, escrita e subjetividades femininas. In: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre, RS. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2008. p. 1-14.

10. PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

11. ROSE, Nikolas. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

12. SILVA, Tomaz Tadeu. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

13. SOUZA, Elizeu Clementino de, ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

14. SOUZA, Elizeu Clementino de (org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.