sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Lucia Helena dos Santos - As fragilidades e possibilidades para a inclusão ....

As fragilidades e possibilidades para a inclusão no contexto da educação de surdos
Os surdos considerados em sua diferença cultural e não mais como deficiente, são sim, reconhecidos como sujeitos pertencentes a uma cultura que tem além de uma comunicação específica, as suas diferenças de ver e perceber o mundo que o cerca, as aprendizagens e a comunicação se constroem através da experiência visual, são sujeitos com uma cultura própria representadas no jeito de ser surdo, com a língua de sinais, a escrita de sinais, as poesias, piadas... é uma comunidade que tem uma história a ser contada e uma cultura produzida pelos próprios autores que nela se inserem.
Os atuais estudos surdos revelam a necessidade da relação surdo-surdo para a construção da identidade do sujeito. Assim também, diversas áreas de estudo concordam em relação a necessidade do surdo ter o seu ambiente lingüístico respeitado, favorecendo a estruturação e elaboração do pensamento e da linguagem compreensiva e expressiva.
Não existe nenhuma dúvida ou discussão em relação a importância da inclusão social dos surdos, mas que respeite seu processo educativo em um espaço que favoreça seu crescimento psico-social e cultural, permitindo-se a construção da identidade surda, enquanto sujeitos com uma diferença cultural e lingüística.
É preciso valorizar a educação para a cidadania, enfocando a inclusão social e profissional dos surdos, fazendo com que eles reflitam e tornem-se críticos em relação aos seus direitos enquanto minoria lingüística e não como pessoas com deficiência imposta pelos não-surdos.
Assim, a escola de surdos como um espaço social e de aprendizagens é de fundamental importância na vida dos sujeitos. As relações que se estabelecem, a convivência diária e as aprendizagens tornam-se significativas na construção da identidade e na formação pessoal de cada um dos sujeitos que passam por ela. Os surdos lutam pelo direito de ser surdo, de serem respeitados em sua cultura e pela garantia da escola de surdos como espaço de ascensão pessoal, profissional e social.
Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.