terça-feira, 25 de novembro de 2008

Thaís Fernandes - Quando saio nos corredores

AS FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES PARA INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS.

Antes de pensarmos nas fragilidades e possibilidades precisamos pensar no conceito. O que vem a ser INCLUSÃO dentro do contexto educacional??????

INCLUSÃO é sinônimo de Educação “Regular”?

De educação em escolas comuns? De turmas de ouvintes com mais ou menos 2 alunos Surdos por sala? Para o MEC sim. A orientação que o MEC traz para educação de Surdos no Brasil é , no mínimo , preocupante.

Se o conceito de INCLUSÃO não for discutido de forma ampla, as escolas de Surdos e classes de Surdos poderão ser fechadas e novas escolas não serão abertas. A Educação Inclusiva significa escola para todos, significa processo educacional que gera conhecimento,desenvolvimento pessoal,bem estar individual , acesso ao conhecimento, desenvolver identidades, respeito as diferenças e conhecimento das mesmas e principalmente inclusão social. Segundo a nova Política, “a educação inclusiva constitui uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar,sem discriminação de qualquer natureza”. Será que o direito de “estar” num lugar faz desse lugar o melhor lugar para se “ estar” ????? Os Surdos tem o direito de estudar num ambiente plenamente favorável e propício ao seu desenvolvimento lingüístico, cultural,social, comunitário e pessoal. O MEC não se refere a Educação Inclusiva e sim na “inclusão escolar” , a qualquer preço e de qualquer forma. Inclusive oferece mais dinheiro às escolas que tiverem alunos “incluídos”..... Quem sabe pensamos numa escola que a Língua usada é a Língua de Sinais, onde o visual prevalece e o português é ensinado como uma 2ª língua, uma escola bilíngüe onde a língua de instrução é a L.S. Uma escola para Surdos e ouvintes que sejam usuários ,ou queiram ser , da Língua de sinais . Ou quem sabe ao invés de 2 alunos Surdos em uma sala com 20 ouvintes(como propõe o MEC) possamos ter 20 alunos Surdos e 2 ouvintes. Porque as propostas de inclusão ignoram as minorias......Enfim são muitas questões a serem pensadas e discutidas.Trabalho com jovens e adultos Surdos com histórias de fracasso escolar por conta desta inclusão;que só fez excluir.

Termino minha escrita referindo a narrativa de um aluno que , no ano passado numa assembléia de alunos com a Secretaria Municipal de Educação, disse : “quando estou em minha sala, uso a língua de Sinais , converso com meus colegas,é legal.....mas quando saio nos corredores não sinto este lugar como meu”.O sentimento de pertencimento é importante para o desenvolvimento da plena cidadania e autonomia moral.

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