quarta-feira, 8 de outubro de 2008

De Ana Claudia para Ana Paula

Fiquei muito feliz em retirar do envelope, naquela sexta-feira, o teu nome. Tu sabes o quanto te admiro como pessoa batalhadora, como profissional competente e como amiga querida e sempre disposta a ajudar surdos e ouvintes. “Te gosto” de verdade!
Bom, te escrevo para contar um resumo da minha caminhada na educação de surdos. Começou em 1993 quando ingressei no curso de Educação Especial – Habilitação em Deficientes da Audiocomunicação (ufa! Que palavrão!) pela UFSM. Em 1996 fiz as práticas de ensino com adultos surdos e em estimulação precoce. Foi neste último que considero o início da minha vida profissional.
Em 1997 comecei a trabalhar na APAE de Campo Bom com turmas de crianças surdas. Mais tarde, já em Porto Alegre, trabalhei na Escola Estadual Mané Garrincha. Foi um período bem complicado, devido à falta de experiência como professora. Início de carreira! Mas fui adquirindo prática e conhecimento.
Em 2000 tomei posse na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Neste ano trabalhei com uma turma de surdos em maternal II e no CMET-Paulo Freire.


No ano seguinte fui cedida para a Escola Frei Pacífico, onde tive uma experiência profissional riquíssima. Nos 7 anos em que trabalhei lá transitei por diferentes séries e fui responsável por diferentes disciplinas. Conheci excelentes profissionais, fiz grandes amizades, me apaixonei por muitos alunos e suas famílias. Foi neste período que me especializei em Educação Infantil pela UFRGS.


Foi lá também que te conheci, no teu estágio de magistério, onde comecei a te admirar. Lembro quando trocávamos materiais didáticos, os quais tu sempre modificavas, colocando tua marca e criatividade, mostrando que tens personalidade e responsabilidade.
Ano passado, além da escola Frei pacífico, fui trabalhar como professora referência da 1º turma de crianças surdas da atual Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngüe Salomão Watnick. Foi e continua sendo muito estimulante, já que grande parte dos meus alunos são crianças com múltiplas deficiência, adquirindo LIBRAS e ampliando o seu conhecimento do mundo. Junto a isso dou assessoria a escolas da rede municipal que tem alunos surdos fazendo avaliação para ingresso na escola de surdos.


Como sempre continuo me apaixonando pelos alunos e suas famílias; me odiando quando dou minhas mancadas e vibrando com meus acertos. Quase sempre os acertos superam as mancadas, o que me faz concluir que todas as pessoas que passaram em minha vida, inclusive tu, me ensinaram coisas maravilhosas, das quais muitas eu consegui compreender e que tornaram a minha bagagem mais rica e colorida!


Um grande beijo para ti. Mesmo não nos encontrando com tanta freqüência, saibas que tens lugar cativo em meu coração!


Ana Cláudia Ramos Cardoso.



Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.