quarta-feira, 15 de outubro de 2008

De Janaína Viegas para Paula

Olá Paula, esta sou eu e este é o meu sinal,vou lhe contar um pouco da minha história.

Nasci em Porto Alegre em Agosto de 1973, no ano seguinte nasceu minha irmã, Tatiana que alguns anos mais tarde soubemos da sua surdez. Como temos pouca diferença de idade sempre tive contato com a Língua de sinas, embora quando criança usávamos muita mímica para conversar.

Adorava levar minha irmã para escola e ver como ela ficava feliz conversando com suas colegas. Suas amigas sempre estiveram por perto em toda nossa infância e adolescência. Sempre que podia assistia as suas apresentações e festas na escola. Sempre achei que podia trabalhar nessa área, mas não tinha muitos recursos para aprender mais a não ser através dela. Mas quando ingressei na faculdade tive contato com vários surdos e isso me reacendeu a vontade de trabalhar com surdos. Comecei a fazer então, cursos de libras e trabalho voluntário de intérprete na faculdade. Cada dia estava mais ciente de que era isso que queria para minha vida profissional, trabalhar com surdos, aprender com os surdos, e fazia isso pensando na minha irmã, que ela iria se orgulhar de mim, pois ela foi , e é, a razão por eu amar o que faço. Apesar de fazer o trabalho voluntário na faculdade, ainda não trabalhava em nenhuma escola, apenas fiz estágios e observações em outras escolas de surdos. Até que uma intérprete, com quem aprendi muito durante as aulas onde ficava observandoa-a, me falou que estavam precisando de uma auxiliar de disciplina na escola Frei Pacífico. Como já possuía um bom conhecimento da língua de sinais fui contratada como estagiária. Foram dois anos maravilhosos em que aprendi muito com as crianças e com as professoras surdas e ouvintes. Em Janeiro de 2007 me formei no Unilasalle em Pedagogia Educação Infantil e Séries inicias, este ano foi repleto de alegria e realizações, pois fui contratada como professora da Educação Infantil.
Também trabalho no Centro Social Marista Mário Quintana em Gravataí que atende crianças e jovens, trabalho com as crianças que estudam no EMMES, com apoio pedagógico, com idade de cinco a doze anos.

Pretendo, ainda fazer o curso de intérprete, ainda não o fiz pois acho que preciso aprender mais e melhorar sempre.

Amo o que faço e faço com amor!!!!!

Abraços e até mais.

Janaina Viegas

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.