quinta-feira, 9 de outubro de 2008

De Marlei para Eleonora Elisa


Oi colega Eleonora Elisa

Oi colega Eleonora Elisa!

Tudo bem? Vim contar-te sobre minha história de vida.

Nasci em Santa Maria,e lá eu havia tido uma experiência muito importante quando criança e que fez pensar na Educação Especial Aconteceu que estudava em uma escola católica ( de freiras) e nesta escola havia um internato para crianças e jovens surdos. Nas minhas turmas de 1ª s, 2 ª e 3ª séries sempre tive colegas surdos integrados na turma. Não lembro do uso da LIBRAS e sim que estes colegas eram oralizados .

Sempre amei crianças, por isto quis muito trabalhar na área da educação.

Fiz o curso de Magistério e sabia que estava no caminho certo.

Passei por um teste vocacional no 3º ano no magistério ,que me sinalizou estar correta na escolha da área da educação para o vestibular.

Ao ingressar na faculdade de Educação Especial –Habilitação Deficientes da Áudiocomunicação – em 1990 ,logo fiz muitas amizades e senti-me muito feliz por estar em um espaço que me propiciaria novas descobertas e grandes aprendizados e experiências . Durante o curso na UFSM ( Universidade Federal de Santa Maria )eu e minhas queridas colegas Adriana ,Márcia ,Liliane e Maura sempre buscamos ampliar os conhecimentos e a atuação da educação especial em outros espaços. Foi então que iniciamos uma pesquisa e prática educativa dentro do Hospital Universitário com crianças internadas e que estavam em isolamento ( devido baixa imunologia por causa da Leucemia e outros tipos de câncer) .

Meu trabalho com surdos tomou rumo quando busquei em 1993 o estágio do curso de graduação ,aqui em Porto Alegre na escola Frei Pacífico,pois em Santa Maria ainda não havia uma escola para surdos e apenas surdos integrados em classes de ouvintes nas escolas . Deixei família ,namorado e amigos e vim morar na capital para concretizar o sonho de trabalhar em sala de aula com surdos .

Após o estágio houve a formatura em 15 de janeiro de 1994 ,e fui contratada pela escola Frei Pacífico para ficar trabalhando como professora de surdos. Fiz concurso para a prefeitura de PoA e hoje atuo com 40 hs semanais na educação de surdos- Escola Frei Pacífico e CMET –Paulo Freire. Trabalho na área da lingüística com as disciplinas de Língua Portuguesa,Literatura e Inglês .Sou muito feliz por ter feito esta escolha de me aperfeiçoar e integrar com a comunidade surda pois já propiciou -me a formação também como Intérprete da LIBRAS.

Hoje estou casada e tenho uma filha linda chamada Manuella .

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.