quinta-feira, 16 de outubro de 2008

De Claudia para Valéria

Querida amiguinha Valéria, foi muito bom ter sido você a minha amiga secreta, já conhece a minha história, mas é muito bom poder te escrever e contar a minha história de outra forma, agora através de carta.
Fiquei muito feliz em poder te mostrar alguns dos momentos da minha vida que foram e são importantes para mim até hoje, minha fofinha (você sabe que esse apelido é o símbolo da nossa grande amizade que ficou depois que você foi embora da minha escola).
Neste tempo eu estudava em escola especial para surdos pela manhã e a tarde em uma escola para ouvintes. Esta época foi muito difícil, minha mãe me disse que eu não me relacionava bem com os colegas ouvintes, a professora ouvinte escrevia no quadro – negro e eu não acompanhava o mesmo tempo das outras crianças, a professora caminhava e falava pela sala de aula ensinando, a cada dia eu perdia mais e mais em relação ao aprendizado... destas coisas eu me lembro.
Eu sabia que aquela escola para ouvintes não combinava com o meu futuro. Tive sorte, pois a minha mãe percebeu a importância da escola especial para surdos e então passei a estudar somente nesta escola. Nesta escola para surdos a minha mãe acreditava no trabalho que os professores desenvolviam, e que naquele espaço eu conseguia acompanhar as matérias trabalhadas em sala de aula. O caminho que segui deu certo, Graças a Deus e a minha mãe que sempre me apoiou.

“GRUPO GRANDES LUTADORES”

Este nome foi criado pelos surdos que estão na foto ao lado, éramos jovens e utilizávamos a língua de sinais, nós nos reuníamos e discutíamos a importância dos surdos se organizarem, discutirem e lutarem pelos seus direitos de cidadãos. Foi grande a nossa trajetória, sabíamos que éramos surdos capazes de fazer coisas maravilhosas e que podíamos lutar pelos nossos próprios sonhos. Estes sonhos conseguimos concretizar: professor, artista, político, trabalhador de alto nível, além de graduados, pós-graduados e Mestres. Na escola especial para surdos em que estudávamos, fomos pioneiros, pois lutamos junto a fundadora da escola para assumir a criação do ensino médio. A conquista do ensino médio, foi uma batalha que valeu, foi importante e marcou as nossas vidas.
FOTO DA FORMATURA DO CURSO DE PEDAGOGIA- 2008

Após o término do segundo grau na escola escola especial para surdos, fui atrás do meu sonho de ser professora. Pedi para ser auxiliar de professora com as crianças surdas, nesta mesma escola especial para surdos em que me formei, e a Direção da escola aceitou. Decidi ser auxiliar para ver se realmente queria seguir a profissão de professora. Este tempo em que permaneci auxiliar de professora foi uma grande experiência para mim. Busquei então as escolas com magistério em Porto Alegre, mas nenhuma delas me aceitou por eu ser surda, sofri preconceito. Uma vez fiz uma prova para ingressar no magistério e a supervisora do curso me disse: “como você vai estudar aqui e se formar se você depois vai lecionar para escolas com crianças ouvintes”? E eu respondi: “Eu não vou lecionar para ouvintes e sim em escolas somente com crianças surdas”. Fiquei muito angustiada com toda esta situação. Eu pensava: “o mundo não sabe que a vida é assim, que os surdos também podem se formar professores”. Por estes motivos, em 1990, fui cursar magistério em São Lepoldo e acreditei na minha capacidade, minha mãe me aconselhava em não desistir do meu sonho de ser professora... continuei lutando ... venci os obstáculos... e foi então que me tornei a primeira surda se formar no magistério. Desde então lecionei nas séries iniciais , hora conto , instrutora em Libras, e agora faz 8 anos que estou lecionando na Educação Infantil com crianças surdas em uma escola particular em Porto Alegre ( a mesma escola em que estudei por anos). Em 1999 prestei concurso para a rede estadual de ensino e passei e isto foi uma outra vitória e grande alegria... Portanto, leciono para jovens surdos na rede estadual de ensino e na rede particular de ensino, leciono para crianças surdas, ambas as escolas são especiais para surdos. A educação de surdos para mim, hoje, parece estar ligada a minha vida, presenciei muitas situações e fui construindo o meu caminho desde pequena bem como a minha identidade surda e ao longo desta jornada, nunca esqueci da minha comunidade surda e de seus direitos. Hoje em dia me sinto segura e independente, estou ficando mais tranqüila com o passar do tempo. Tenho grande orgulho de ser surda !

Formação realizada....

Tudo que eu sempre lutei, na minha opinião, conquistei. Tive grande sucesso na minha formação e concretizei o sonho de ser professora surda. Quando iniciei a minha carreira de professora, percebia que faltavam modelos de professores surdos, para tanto, fui em busca de estudos e obter conclusão como as outras pessoas ouvintes... nunca perdi a esperança. Ingressei no curso de Pedagogia, foi uma fase difícil da minha vida, pois eu parecia uma estranha, sendo uma das únicas pessoas a utilizar as mãos para se comunicar, participava pouco dos trabalhos em grupo, e me esforçava ao máximo em compreender as aulas, consegui me formar neste ano com muita luta e agora estou realizada. Prestei vestibular novamente e passei no curso de Letras/Libras-UFSM, neste curso me sinto ao contrária da primeira graduação, me sinto inspirada, me alegro com os trabalhos em grupo, todos alunos e professores utilizam e conhecem a LIBRAS, é maravilhoso ver os movimentos das mãos, todos surdos como povo surdo...

Encerro assim as páginas da minha vida, teria mais coisas para contar... caso você queira saber que coisas são essas vai ter que aparecer lá em casa e tomar chimarrão, poderemos fazer algumas fofoquinhas (risos), ver o pôr do sol, etc.

Te desejo grande sorte e felicidade, que Deus te abençoe!
Da amiga cheirosinha que te adora e não te esquece e sabe que a nossa amizade dura para sempre,
um grande abraço bem apertado,
VALEUUU! Claudia
Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.