Oi, Prezada Mara! Sou Lucila!
Começando...
Nasci na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. Cidade pequena, onde obviamente não havia escola para surdos. Eu ia crescendo e minha mãe ia ficando mais preocupada com o meu futuro, já que eu tinha quatro anos.
Mudamos para o Rio Grande do Sul e a minha mãe acabou encontrando uma escola de freiras chamada Frei Pacífico, onde eu fui estudar.
Tempos de escola
Fui para a Escola Especial Concórdia, onde me formei. Lá eu fiz da sexta até o segundo grau. Na época, a escola Frei Pacífico tinha apenas as séries iniciais.
Comecei a namorar o William.
Me formei no segundo grau e ingressei no curso de Artes Visuais – ULBRA.
Eu consegui, felizmente, o certificado pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) como instrutora de Língua de Sinais. Assim eu pude trabalhar em diversos lugares ensinando a minha língua e a minha cultura.
Professora de surdos e universitária
Além de cursar a faculdade, trabalhava na escola Frei Pacífico – Porto Alegre e Escola Padre Réus - Esteio, convivia com essas duas realidades, Esteio e os surdos de Porto Alegre. No Frei Pacífico eu ensinava Artes, Língua de Sinais para os alunos e para os pais (um curso especial para eles). Trabalhava com muita satisfação nestas duas escolas.
A vida como ela é...
William e eu estávamos juntos já há cinco anos e tudo se encaminhava na nossa vida. Nós dois tínhamos trabalho, nos formamos na faculdade. Casamos, e depois de um tempo resolvemos ter um bebê. Depois de um tempo eu larguei o meu emprego em Esteio e passei a me dedicar somente ao Frei Pacífico, para ter mais oportunidade de estudar.
Ingressei na pós-graduação: Pedagogia da Arte na UFRGS, local onde tive e tenho oportunidade de conhecer coisas novas, junto com minha colega que também é surda, a Rosa Virgínia, toda a turma é ouvinte.
Neste momento estou envolvida com o meu projeto Minidicionário de LIBRAS - Artes. Assim espero que tudo dê certo!
Espero que tenha gostado da minha história.
Um abraço e até mais,
Lucila