terça-feira, 14 de outubro de 2008

De Lucila para Mara

Oi, Prezada Mara! Sou Lucila!

Começando...
Nasci na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. Cidade pequena, onde obviamente não havia escola para surdos. Eu ia crescendo e minha mãe ia ficando mais preocupada com o meu futuro, já que eu tinha quatro anos.
Mudamos para o Rio Grande do Sul e a minha mãe acabou encontrando uma escola de freiras chamada Frei Pacífico, onde eu fui estudar.

Tempos de escola
Fui para a Escola Especial Concórdia, onde me formei. Lá eu fiz da sexta até o segundo grau. Na época, a escola Frei Pacífico tinha apenas as séries iniciais.
Comecei a namorar o William.
Me formei no segundo grau e ingressei no curso de Artes Visuais – ULBRA.
Eu consegui, felizmente, o certificado pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) como instrutora de Língua de Sinais. Assim eu pude trabalhar em diversos lugares ensinando a minha língua e a minha cultura.

Professora de surdos e universitária
Além de cursar a faculdade, trabalhava na escola Frei Pacífico – Porto Alegre e Escola Padre Réus - Esteio, convivia com essas duas realidades, Esteio e os surdos de Porto Alegre. No Frei Pacífico eu ensinava Artes, Língua de Sinais para os alunos e para os pais (um curso especial para eles). Trabalhava com muita satisfação nestas duas escolas.

A vida como ela é...
William e eu estávamos juntos já há cinco anos e tudo se encaminhava na nossa vida. Nós dois tínhamos trabalho, nos formamos na faculdade. Casamos, e depois de um tempo resolvemos ter um bebê. Depois de um tempo eu larguei o meu emprego em Esteio e passei a me dedicar somente ao Frei Pacífico, para ter mais oportunidade de estudar.
Ingressei na pós-graduação: Pedagogia da Arte na UFRGS, local onde tive e tenho oportunidade de conhecer coisas novas, junto com minha colega que também é surda, a Rosa Virgínia, toda a turma é ouvinte.
Neste momento estou envolvida com o meu projeto Minidicionário de LIBRAS - Artes. Assim espero que tudo dê certo!
Espero que tenha gostado da minha história.
Um abraço e até mais,
Lucila
Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.